quarta-feira, 23 de maio de 2012

CRIATIVIDADE PARA AUMENTAR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS

Como o educador pode contribuir para aumentar a motivação dos seus alunos estimulando-os para a aprendizagem em sala de aula e para a vida?
"...É necessário inspirar seus alunos para aprendizagem. O que não falta, no mundo atual, são recursos de excelente aplicação para despertar nos alunos o gosto e a curiosidade pela aprendizagem.
Na globalização em que estamos vivendo, em que a tecnologia domina quase tudo, o professor não pode ficar parado no tempo e no espaço.
É preciso se reinventar sempre.  É importante sair em busca de novas maneiras de ensinar, de mostrar o conteúdo.  O aluno moderno, e os do passado também, não gostam de aulas enfadonhas, desmotivadoras, daquelas que chegam a dar sono."
Eugênio Sales Queiroz

Como os professores podem estimular nos alunos o pensamento criativo, concentração e interesse nos estudos?
"A questão é pertinente e aponta para um dos desconfortos dos docentes:  afinal, como desenvolver um ensino criativo? E por que?
O ensino tem que se reinventar para garantir a assimilação de conhecimentos significativos. A expressão "métodos educacionais criativos! não pode significar que é preciso jogar na lata de lixo da história aquela escola tradicional que formou nossos mestres e tantos cidadãos participativos e livres.
Aula criativa clama por inovação, pretende-se provocadora, está centrada na iniciativa curiosa do aluno, mediada pelo cérebro inquieto do professor, cuja tarefa torna-se mais difícil e desafiadora.  Sua prática pedagógica não vem pronta e mastigada nos manuais de ensino; ele tem que inventar caminhos novos que ninguem trilhou.  Somentes professores de perfil inovador provocam "pensamentos criativos" nos alunos, que, por sua vez tornam-se motivados para aprender.  Motivação quer dizer interesse, que induz concentração, que leva à aprendizagem.  O elo unificador desse círculo virtuoso chama-se criatividade.
Como então desenvolvê-la? Antes de mais nada, conscientizar-se de que ela não constitui propriedade particular de artistas ou de cérebros privilegiados.   Você, professor, é único, tem comportamentos e pensamentos próprios e exclusivos, ou seja, já nasce criativo.  Contudo, precisa explorar essa competência em suas atitudes de ensinar.  Leia e discuta todo e qualquer texto original que lhe caia diante dos olhos.  Observe e analise as práticas inovadoras de colegas de magistério.
Quebre sua inércia ao ensinar e ouse, sem temer o que os outros vão pensar ou dizer sobre sua prática pedagógica original e criativa."
Egídio Romanelli

Obs.:  Assistam o filme "Escritores da Liberdade"

Bibliografia:  Revista Aprendizagem - A revista da prática pedagógica - Ano 5 nº 29/2012



"As escolas poderão alcançar melhor aproveitamento (tanto no domínio cognitivo como no atitudinal) também através do exercício da criatividade.  Esta poderá encontrar terreno fértil  nas conexões que as novas tecnologias de informação e comunicação que propiciam, nas ferramentas digitais de aprendizagem colaborativa, comunitariamente disponíveis e democraticamente utilizadas.  Também poderá traduzir-se no recurso a técnicas que fomentem:  Mind Map, Scamper, Pensamento Inventivo Sistematizado.. Mas, sobretudo, nos processos, substituindo os resquícios da velha escola por dispositivos de relação e produção de conhecimento, que sejam tributários de um novo paradigma educacional.
As escolas brasileiras estão fervilhando de novas idéias e práticas responsáveis.  O excesso de intervenção administrativa e a burocracia cerceiam quase todas as metodologias criativas.  E aquelas que sobrevivem não são devidamente avaliadas e são, frequentemente, deixadas no ostracismo."
José Pacheco

Mais algumas idéias:
  1.  Placas tectônicas (colaboração da professora Valéria Paes)


2. Para ensinar fazer história em quadrinhos: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/
O professor poderá trabalhar com esse site em qualquer disciplina, pedindo que os alunos façam uma historinha com o assunto dado. Muito interessante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário