terça-feira, 22 de maio de 2012

REDES SOCIAIS COMO ALIADAS DO PROFESSOR

O educador Marcos Cordiolli defende o uso das redes sociais na escola, tanto como ferramenta para melhorar a gestão escolar quanto para promover melhor interatividade e comunicação entre alunos e professores.  As ações inovadoras, segundo Cordiolli, dependem de vários fatores, entre eles apostar na adoção de currículos flexíveis, no envolvimento crescente das famílias nos processos pedagógicos, na incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) e, em particular, no uso das redes sociais no cotidiano da sala de aula.
"As TIC´s, em particular as redes sociais, potencializam atividades pedagógicas mais amplas, envolvendo o cotidiano dos estudantes, suas famílias e grupos de convívio, bem como estimulando ações nas comunidades.  Essas ações escolares transcendem a sala de aula, integrando plenamente a vida cotidiana dos estudantes com o estudo e com a escola", diz o educador.  Nesse sentido, continua Cordiolli, os gestores precisam utilizar cotidianamente esses recursos, mantendo blogs, perfis no Twitter e no Facebook e outros instrumentos em funcionamento e atualizados.

Twitter e Facebook na prática:
Quatro exemplos de usos de redes sociais na sala de aula

Exercício 1
No twitter, os estudantes podem criar uma #hashtag e publicar medidas que reduzam o consumo de água em casa.  Exemplos:
#PoupeÁgua Regule a vazão do vaso sanitário.
#PoupeÁgua Desligue a torneira enquanto estiver escovando os dentes.
#PoupeÁgua Nunca utilize a máquina de lavar enquanto ela não estiver cheia de roupas.

Exerício 2
O professor pode criar um pefil no Twitter e apresentar frases da lingua portuguesa, perguntando se a ortografia está correta.  Exemplo:
@CertoouErrado Sou eu quem vai ganhar / ou Sou eu que vou ganhar?
Os estudantes reúnem as respostas e analisam os resultados.

Exercício 3
Os alunos podem compor quadros de informações sobre a obra de um autor, como Machado de Assis, utilizando uma página do Facebook.  Cada grupo pode montar uma fan page para que os membros publiquem imagens, textos, vídeos e links sobre diferntes aspectos da obra desse autor.

Exercício 4
Em grupos, os estudantes ppodem adotar um tema específico, como as civilizações africanas anteriores ao século XVI.  Cada grupo cria um blog sobre o tema estudado e convida os colegas (que não são da turma), pelo Twitter ou Facebook, a lerem, criticarem ou complementarem as informações, comentando as publicações.  Os alunos atualizam os posts ou publicam novas informações à medida que interagem com os colegas.



Texto retirado da revista Impressão Pedagógica (pág. 13) - Tecnologias Educacionais:  Novas maneiras de ensinar e aprender.

Um comentário:

  1. Muito bom Marilza, se pelo menos metade dos alunos e professores conseguissem fazer esses exercícios ,com certeza perderiam o "medo" de usar as tic's na educação, iriam perceber que a metodologia usada está ultrapassada, que precisam ficar mais próximas de seus alunos e acompanhar os avanços tecnológicos.Parabéns pela iniciativa, a educação precisa de profissionais como você, que acreditem nas mudanças e também expõem seus pensamentos.Estamos juntas nessa luta.Beijinhos

    ResponderExcluir